Impacto ambiental do uso dos canudinhos de plástico

O canudinho de plástico representa 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente!

A produção do canudinho de plástico contribui para o consumo de petróleo, uma fonte não renovável; e seu tempo de uso é muito curto – cerca de quatro minutos. Mas o que são quatro minutos para nós equivalem a centenas de anos de poluição para o meio ambiente.

Presente nas praias, o canudo de plástico também é fonte de formação de microplástico, o formato mais prejudicial do plástico, que já está presente nos alimentos, no sal, nos organismos e até na água potável do mundo inteiro.

E não adianta usar o canudinho de plástico, jogar na lixeira e achar que está tudo bem. Mesmo se descartado corretamente, e levado para aterros legalizados, o canudinho pode escapar pela ação do vento (principalmente por ser leve) e ser carregado pela chuva para mares e rios, impactando toda a fauna aquática. Estima-se que 90% das espécies marinhas tenham ingerido produtos de plástico em algum momento.

Canudos de plástico

Alternativas ao canudinho de plástico

Canudos de papel

Os canudos de papel são alternativas menos nocivas do que o canudo de plástico, uma vez que se biodegradam mais facilmente. Entretanto, mesmo que sejam biodegradáveis, os canudos de papel também utilizam recursos naturais para sua produção e, por serem pensados para ser descartáveis, após o uso acabam sendo fonte de poluição até sua completa biodegradação.

Canudo de vidro

Pronto, agora você já pode tomar sua água de coco sem culpa! Afinal de contas, apesar de não ser biodegradável, o canudo de vidro é reciclável, portátil, durável e, além tudo, elegante.

Canudo metálico

Apesar de serem menos leves que os canudos de palha, bambu e papel, os canudos metálicos podem ser levados a qualquer lugar. Eles podem ser feitos de inox, aço cirúrgico e alumínio. Esse tipo de canudinho pode ser adquirido em conjuntos e vêm com limpadores internos.

Canudo de bambu

O canudo de bambu é uma alternativa vantajosa, pois provém de fonte renovável (o bambu). É reutilizável, lavável, natural e leve.

Canudo de silicone

Apesar de ser mais durável que o canudinho de plástico, o canudo de silicone não é reciclável e, um dia, por desgaste de uso, precisará ser descartado, se tornando uma forma de poluição.

Bomba de chimarrão

Para quem já tem bomba de chimarrão em casa e nunca pensou em utilizá-la como uma alternativa ao canudinho de plástico, pode começar a usá-la a partir de agora. Algumas bombas de chimarrão possuem bombilhas (coador metálico em formato de colher, com pequenos furos para filtrar a erva) rosqueáveis, o que significa que você pode alternar seu uso entre bomba e canudo, conforme a necessidade.

Use apenas o copo

Com exceção de pessoas que possuem alguma doença que as impede de comer com talheres e de questões de higiene (tomar na latinha não higienizada, por exemplo), o canudinho é dispensável. Então que tal utilizar o bom e velho copo? Mas não pode ser descartável!

× WhatsApp